Jehozadak Pereira.com

Cicarelli, o YouTube e o direito a privacidade

Posted on: January 19, 2007


O Brasil foi notícia novamente na semana passada, desta vez por causa da proibição de acesso ao YouTube, num processo que envolve a modelo e apresentadora Daniella Cicarelli e seu namorado. Relembrando o caso, um paparazzi – invenção dos italianos para designar os fotógrafos caçadores de celebridades; de preferência em situações constrangedoras – filmou os dois que alheios ao que se passava a sua volta, protagonizaram tórridas cenas sexuais numa praia em Cadizz, na Espanha.
O casal abusou e nos dias seguintes o vídeo se espalhou pela internet de modo descontrolado, o que provocou a fúria da ex-mulher de Ronaldo, de quem se separou depois de 86 dias de um casamento polêmico e tumultuado.
Hoje, os paparazzi estão em todos os lugares e ninguém está sozinho em tempo algum no mundo inteiro. Isto significa que a privacidade tão sonhada e desejada por muitas pessoas foi literalmente jogada no lixo. E foi por causa de um paparazzi, que Cicarelli e o namorado foram parar na internet.
Indiscutivelmente e queira-se ou não, Daniella Cicarelli é uma celebridade e ao ser filmada em cenas de sexo – quase – explícito com o seu namorado, provocou diversas reações. Com a exposição pública do filme, alguns contratos publicitários de Daniella Cicarelli, foram cancelados pois consideraram a conduta dela imprópria e inadequada. Apertada pelas reações negativas na sociedade, restou então buscar a justiça para impedir a veiculação do vídeo. Quem acabou pagando o pato injustamente foi o YouTube, que terminou proíbido no Brasil. com isto a proíbição temporária ganhou ares de censura.
Nestes tempos onde a tecnologia está presente em tudo em quanto telefone, a privacidade individual é matéria escassa. Basta ver onde há celebridades, a quantidade de telefones celulares com câmaras fotograficas e até filmadoras. É só ver as tão polêmicas e cruéis imagens do enforcamento de Saddam Hussein, que foram feitas com um telefone, mudando totalmente os padrões de comportamento, sobre o que é interesse jornalístico e o que é pura curiosidade.
Por outro lado a internet exibe de tudo sem muitos critérios legais e sociais, e quem por exemplo, acessou o vídeo de Cicarelli e o seu namorado queria ver mesmo se as imagens eram de fato picantes. A exemplo do que havia acontecido com um vídeo similar onde Paris Hilton e seu então namorado faziam sexo explicitamente. O filme, que foi divulgado pelo próprio ex-namorado como vingança pelo rompimento; expôs as digamos predileções da rica herdeira da família Hilton, dona dos hotéis que levam o seu nome.
Paris, agiu com olímpica indiferença e fez de conta que não era com ela nada daquilo, e mesmo assim o vídeo é dos mais assistidos e baixados na internet em todos os tempos; em alguns sites pornográficos é possível comprar a versão integral e sem cortes.
O que Daniella Cicarelli precisa aprender é quem quer privacidade não protagoniza cenas como as que ela e o namorado deliberadamente ou não fizeram. Por outro lado, a atitude do juíz brasileiro que determinou o bloqueio do YouTube provoca um outro tipo de discussão. A de que até que ponto a justiça deve intervir num fato que caiu em domínio público e está mais para fofoca, que se alastrou como um rastilho de pólvora sem controle algum.
Pode-se perguntar também se o juíz do caso não perdeu uma boa oportunidade de dar uma lição exemplar nas celebridades efêmeras do tipo de Daniella Cicarelli que não acrescentam nada à vida a não ser futilidade, arrogância, prepotência e despresparo, de que a justiça não está a serviço deles.
Bem que o juíz poderia despachar ensinando que Cicarelli e congêneres deveriam segurar os seus ímpetos libidinosos, que ficariam bem se feito entre quatro paredes e não em público. Como a justiça deu guarida ao pedido absurdo da modelo e apresentadora, e cedeu aos seus apelos, o Brasil caiu no ridículo. Mais uma vez…

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

Estatísticas do blog

  • 173,805 hits

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Join 846 other followers

Twitter Updates

%d bloggers like this: