Jehozadak Pereira.com

Os folclóricos

Posted on: February 26, 2007


Cala a boca Thales!

Sujeito engraçado e interessante é o Thales. Ele diz que é de Valadares, mas seus amigos insistem que ele nasceu no Córrego do Traíra. Mas, isto pouco importa. O Thales, quando mais novo era o craque da região. Jogava como poucos, e diziam que seu destino era jogar no Cruzeiro ou no Atlético.

Um dia a sorte grande bateu na porta de Thales. O Cruzeiro estava treinando na região e ia fazer um jogo treino no domingo à tarde. O time local era Thales e mais dez, e ele iria jogar contra Raul – de camisa amarela; Morais, Nelinho, Perfumo, Zé Carlos, e mais um monte de jogador bom que o Thales não lembra mais.

A cidade em peso estava lá. Padre, prefeito, vereadores, amigos e inimigos, fofoqueiras e fuxiqueiras. Até o pastor via o jogo escondido detrás do poste de iluminação. Só não estava a mãe do Thales que era crente e não gostava de futebol.

Era a chance dele de ir de vez para a capital jogar. Lá pelas tantas, jogo difícil, truncado, quando alguém lança uma bola para o Thales, que dribla o Morais, o Perfumo, enfileira o Zé Carlos, engana o Raul, e quando vai tocar para o gol vazio, um gaiato grita lá da cerca – ô Thales, sua mãe está te chamando.

Desconcentrado, ele perdeu a passada, tropeçou na bola e chutou a chance de ouro pela linha de fundo.

Esta história – ou seria estória – o Thales conta para todo mundo que pode. E para demonstrar ele posiciona na sala cadeiras, mesas, bancos e sai driblando aqui, enfileirando ali, enganando acolá, quando lá cozinha a mulher grita – ô Thales, cala a boca…, desconcentrado, ele tropeça na passadeira, se enrola no tapete e chuta a bola imaginária pela janela aberta…

O namorado da Vera Fisher
Gente boa o Nequinha. Mora nos Estados Unidos há anos, e muito engraçado faz a alegria dos amigos com as suas histórias – ou seria estórias – hilárias. Ele jura de pé juntos que a Vera Fisher – sim a estonteante – foi apaixonada por ele. Para provar ele tira da carteira uma foto preta e branca já meio surrada, onde é possível ver um rapaz, que jura ser ele mesmo e uma loira bonitona – que ele insiste ser a atriz global. Olhando direito a foto não dá para saber se é ou não.

Os amigos insistem que o cara da foto não é ele, e que a loiraça não é a Fisher, e sim uma outra Vera qualquer. Mas ele bate o pé e garante que a mulher foi apaixonada por ele, lá em Santa e bela Catarina.

Mas ele não ligava para ela, negócio dele era uma morena que ele não esquece, e garante a cada conversa que a Vera – não a Fisher, como dizem os amigos foi caidona por ele. Difícil de acreditar olhando para a silhueta rotunda, para a cabeça quase sem cabelos, e segundo os amigos, casos de um manézinho pescador. O que faz o Nequinha? Sorri meio de lado tentando esconder a banguelice…

O compositor
Silvio é goiano de Catalão, e perto dele ninguém consegue ficar sem dar umas boas risadas. Vive compondo músicas e poemas, que dá aos amigos. O problema é que as composições e os poemas não são lá estas coisas. Mas ele garante que os grandes sucessos das duplas e cantores goianos foi ele quem compôs. Não escapa ninguém. Leandro e Leonardo, Zezé Di Camargo e Luciano, já gravaram composições dele. Quando questionado, ele jura que não queria aparecer e por isso deu – isto mesmo deu – para os cantores as suas composições.

Plantador de tomate imigrou para a América em busca de um sonho não tão distante. Desde que chegou já fez de tudo. Trabalhou como dish walsher, motorista, jardineiro, faxineiro, e até como plantador de tomates numa fazenda no Texas.

Enquanto isso vai compondo canções que ninguém quer gravar e poemas que ninguém quer ler…

Em tempo – os personagens são fictícios, embora alguns garantam que sejam reais, mas são o retrato dos nossos patrícios que estão por ai contando histórias que ninguém consegue comprovar, divertindo uns, alimentando desconfianças de outros, mas sendo, sobretudo, autênticos. Concordam?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

Estatísticas do blog

  • 173,640 hits

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Join 846 other followers

Twitter Updates

Error: Twitter did not respond. Please wait a few minutes and refresh this page.

%d bloggers like this: