Jehozadak Pereira.com

O chato again (a pedidos)

Posted on: February 26, 2007


unforgiven-px1-195-195.jpg

Outro dia falei do chato. Como tem chato para todos os gostos, e o assunto é inesgotável, não posso perder a chance de falar de mais uns aqui. Quem assistiu ao filme Os Imperdoáveis do Clint Eastwood, certamente vai lembrar de Schofield Kid, o vesgo que se dizia matador, mas que mal sabia atirar. O que tem de vesgo hoje em dia, que provoca, tripudia, mas quando tomam um chute nas partes pudendas, revelam o que realmente são – chatos, em gênero, número e grau. São os perfeitos idiotas acabados. Não posso deixar de perguntar – você conhece algum destes?

E o chato que provoca, mas que na realidade é o que no Rio de Janeiro chama-se Zé Mané? É o seu vizinho? Seu cunhado? Não, não, precisa identificar ele. Só o seu sorriso de concordância basta. E o chato provocador? Pisa no seu pé, bota o cotovelo na sua cara, vai na sua casa e coloca o pé em cima daquela mesa de centro que custou uma fortuna, invade a sua geladeira, e quando dá a hora de ir embora, acha que ainda é cedo. Mas, ai de você se quiser enquadrá-lo. É capaz dele se indignar e te chamar de covarde, de insensível, de bronco – quando na realidade o bronco é ele.

Bronco não. Gaiato. Pensando bem ele é o bobo da corte, se o chamarmos de gaiato, vamos ofender os verdadeiros gaiatos. Bronco é uma definição perfeita para este tipo de chato. E tem mais, ele sempre vai se achar o último dos inteligentes, o mais sabido de todos, pensa que é esperto, mas na realidade é o próprio mentecapto; não vou dizer que é hereditário, porque o senhor seu genitor merece os nossos respeitos. Chato que se preza, conta piada e ri sozinho; ou como diz Jabor, tem o e-chato, mas deste eu vou falar em outra crônica, porque o que tem um chato ai, que é o verdadeiro e-chato, ou como dizem os cariocas um verdadeiro Zé Mané, carente de atenção e de afeto.

Ô coitado…

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

Estatísticas do blog

  • 173,660 hits

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Join 846 other followers

Twitter Updates

%d bloggers like this: