Jehozadak Pereira.com

Deval e os ingênuos

Posted on: March 12, 2007


fr94×65w.jpg

Santa ingênuidade Batman! Eles acreditaram que o Deval iria fazer algo pela comunidade! Inacreditável! Eles no caso são os líderes comunitários brasileiros que conduziram e apoiaram o então candidato democrata Deval Patrick ao governo de Massachusetts, num périplo por jantares, encontros e recepções, fazendo crer que ele – Deval – representava uma nova – e quase definitiva – esperança para a nossa gente tão sofrida e ávida por uma palavra que vislumbrasse um futuro melhor e mais digno.

Uma das reivindicações de todos a Deval Patrick, foi a revogação imediata da lei assinada por Mitt Romney que dava poderes para a State Police prender e entregar para a Imigração imigrantes indocumentados. E parou por ai. Em momento algum o candidato Deval Patrick prometeu que daria carteira de motorista para todos os indocumentados, mas o povo foi levado a crer que seria assim, simples e de efeito imediato que numa canetada o problema seria resolvido, isto num país que segue planejamentos de curto, médio e longo prazo, pensar que tudo se resolveria nos primeiros dias de governo.

É necessário dizer que Deval Patrick não precisou dos votos dos brasileiros que são cidadãos americanos para se eleger. Quantos votos ele teve entre os brasileiros? 100? 200? 500? Mas, ao vir para dentro da comunidade ele o fez por conta de alguma estratégia dos seus marqueteiros com finalidades que ainda desconhecemos, e isto somente eles podem explicar.

Outro fator de decepção dos brasileiros – e dos americanos – é com o comportamento do governador, que fez reformas no seu gabinete, trocou o sofá – sabe-se-lá o que fizeram nestes sofás?, trocou o carro por um mais luxuoso e contratou uma secretária para coordenar a agenda da sua mulher.

Qual é o problema disto? Em princípio nenhum, mas há quem veja nisto o deslumbramento dos principiantes – o que Deval definitivamente não é, ou a arrogância de quem tem o poder na mão. Em qualquer lugar do mundo, qualquer governante quando assume o poder, a primeira coisa que faz é trocar os móveis antigos – inclusive o sofá, pintar as paredes, e colocar gente da sua confiança nos postos e cargos imediatos, e de quebra trocar os carros. Isto simboliza as mudancas e serve para mostrar a todos que há uma nova mentalidade, uma nova visão, um novo enfoque. Tudo isto custa dinheiro e é o contribuinte que vai pagar sempre.

Não fazer isto é que seria a surpresa e todos estariam hoje criticando Deval, possivelmente dizendo que tais atos seriam demagógicos. O basement da Casa Branca tem movéis que foram comprados pela então primeira dama Nancy Reagan que estão embalados até hoje e jamais foram ou serão usados por qualquer presidente americano.

Por fim, o ato de Deval Patrick que repercute negativamente é a promulgação de lei que não permite que empresas que prestem serviços ao governo estadual ter nos seus quadros imigrantes indocumentados.
Só que esta lei já havia sido discutida, debatida, votada e aprovada anteriormente e coube a Deval assiná-la. Só que os nossos líderes preferem ver nisto mais uma perseguição – até quando? – contra os imigrantes indocumentados, especialmente contra a comunidade brasileira.

Logo, é muito fácil crer em qualquer aventureiro – não que Deval Patrick seja um aventureiro, e a sua história diz que não é – que surge do nada, não prometendo nada, mas que a ingenuidade de alguns líderes comunitários, permite a leitura de que a simples proximidade e as vezes uma falsa intimidade permitam fazer leituras irreais e fantasiosas e que nunca vão se cumprir. Que aprendamos a lição definitivamente.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

Estatísticas do blog

  • 173,812 hits

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Join 846 other followers

Twitter Updates

%d bloggers like this: