Jehozadak Pereira.com

O muro brasileiro e o muro americano

Posted on: April 17, 2007


O governo Lula e consequentemente o PT estão aprendendo na prática que a teoria é outra. Ao longo dos dois mandatos tanto um – Lula, quanto o outro – PT, tem visto que a distância entre o discurso e o exercício da democracia há uma longa jornada a ser percorrida. Tudo aquilo que o PT criticou enquanto oposição, tratou de fazer quando se tornou governo.

A começar das alianças com a oposição. Com quem o PT tratou de se aliar? Justamente com José Sarney, que ao longo da sua trajetória política, sempre foi aliado de quem ocasionalmente exerce o poder de quem trata de arrancar cargos importantes e nomear os seus aliados.

Aliás, no quesito alianças, as companhias do PT foram as piores possíveis. Parlamentares e partidos, cujo único interesse é monetário, sempre as custas dos cofres públicos, é claro. Logo, o PT que sempre se disse ético e íntegro, se viu às voltas com o que há de pior na política brasileira – corrupção, fisiologismo, alianças em troca de cargos e favores, e com isto os escândalos bateram às portas dos éticos e íntegros.

Foi interessante notar que os escândalos atingiram em cheio todos os homens de confiança do presidente Lula. Duda Mendonça, o seu marqueteiro pessoal, José Dirceu, Luiz Gushiken, Delúbio Soares, Silvinho Pereira, José Genoíno, Antonio Palocci e Gilberto Carvalho. Bingos, Caixa 2 e corrupção, Instituto de Resseguros do Brasil, Correios e Mensalão, o que fez surgir no cenário político brasileiro nomes como os de Waldomiro Diniz, Marcos Valério e outros menos conhecidos, mas tão envolvidos nos rolos, quanto estes.

Por um instante a sociedade brasileira que pensava ter visto tudo com Fernando Collor de Mello e seus jagunços alagoanos que junto com políticos formaram uma grande quadrilha que assaltou e roubou tudo o que podia roubar. Na ocasião, o PT foi o que mais fez barulho para que Collor de Mello, fosse justamente mandado embora para casa.

Quem não se lembra do senador Eduardo Suplicy, tão combativo e onipresente, conduzindo pelas mãos quem se dispunha – e tinha o que dizer contra a quadrilha collorida? Só que quando os rolos e escândalos foram na seara petista, o senador Suplicy, tomou um providencial chá de sumiço e desapareceu como num passe de mágica. Até a imprensa tão ávida por qualquer situação que causasse estrago para Collor, se calou ou foi parcimoniosa com Lula, engolindo a esfarrapada desculpa de que ele não sabia de nada.

E as coisas ficaram por isto mesmo. Para coroar o governo petista, surge agora a construção do muro na fronteira com o Paraguai, segundo consta para se evitar o contrabando de mercadorias sem o pagamento de impostos. Ora, todos nós sabemos que a economia brasileira está há muito tempo na informalidade total, e o tráfico de muambas na Ponte da Amizade é o ganha pão de muita gente. Informalidade que diga-se, aumentou consideravelmente nos dois governos petistas, a níveis jamais vistos na vida brasileira.

Quando os Estados Unidos aprovaram a construção do muro na fronteira com o México, logo se disse que era o muro da vergonha, além de se nominar como uma questão humanitária, inclusive pela diplomacia brasileira.

E o muro brasileiro com o Paraguai o que é? Muro da – falta – de vergonha, de um governo que sempre pregou a transparência e a moralidade dos outros, mas que quando chegou ao poder fez questão de esquecer estes prinícpios, pois ao que parece para o PT e para o presidente Lula, o que vale é o excercício amplo, geral e irrestrito deste mesmo poder, ainda que para isto algumas normas e regras éticas tenham que ser atropeladas. Se for isto tudo mesmo, a construção do muro na fronteira com o Paraguai, é a plena representação de um partido que optou deliberadamente pela imoralidade e pelo descaso.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

Estatísticas do blog

  • 172,815 hits

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Join 846 other followers

Twitter Updates

%d bloggers like this: