Jehozadak Pereira.com

Aos amigos, as refinarias

Posted on: May 15, 2007


lula_evo.jpg

Quando o então presidente Fernando Henrique Cardoso promoveu a maior privatização de estatais da história brasileira, o PT foi o maior crítico dos negócios. As acusações variavam de informações privilegiadas e favorecimento até de que o patrimônio público estava sendo entregue para terceiros por valores irrisórios, aquém do que realmente valiam.

Uma das propostas do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva era a de que iria rever cada uma das privatizações, visto que um dos lemas do Partido dos Trabalhadores é a estatização do maior número possível de empresas, seja de qual ramo for. O PT somente não reviu as privatizações porque daria muito trabalho e causaria o caos administrativo da máquina pública, além de provocar descrédito diante da comunidade internacional.

Pois bem, justo o PT que foi e é crítico mais ácido das privatizações feitas nos governos do PSDB faz agora aquilo que condenou nos outros. Deu de mão beijada para o cocaleiro Evo Morales que desde que se elegeu presidente da Bolívia, não faz outra coisa senão fustigar o patrimônio brasileiro nas suas terras.

Patrimônio que custou aos cofres públicos brasileiros alguns milhões de dólares, e que foi expropriado numa canetada só por Morales, que se diz amigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pode-se imaginar se Morales não fosse amigo de Lula, o que faria. Certamente mandaria explodir as refinarias que estatizou e jogaria a culpa no governo brasileiro. Governo que ajudou a criar o monstro que agora quer devorá-lo. Evo Morales em nome do povo boliviano impôs restrições à venda de gás ao Brasil, e com pompa e circunstância ocupou as propriedades brasileiras na Bolívia agindo como se o Brasil houvesse invadido o seu país de forma e modo irresponsável.

Quem agora em sã consciência vai investir um centavo na Bolívia enquanto Evo Morales for o presidente por lá? O que constrange ainda mais o povo brasileiro é a atitude do presidente Lula de receber e estender o tapete vermelho para Evo Morales. Mais ainda, Lula mandou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES desse dinheiro para Morales e a sua revolução socialista fajuta, às custas é claro do povo brasileiro.

Na sua última visita a Brasília para onde foi transportado por um avião da Força Áerea Brasileira, com combustível pago pelo erário brasileiro, Morales chegou irritadinho com o atraso do vôo, como se fosse obrigação do governo brasileiro dar a ele – e de graça – qualquer coisa.

A grande verdade é que Evo Morales conseguiu colocar o governo brasileiro de joelhos com a suas ameaças sutís de racionar o gás, do qual o Brasil é dependente. Aliado a Hugo Chávez, o caricato ditador venezuelano, cuja maior diversão é fustigar os Estados Unidos e o presidente George W. Bush, Morales tem chantageado sistematicamente o governo brasileiro e agora impôs mais uma derrota comercial ao presidente Lula.

Ao comprar as duas refinarias da Petrobras em solo boliviano por preço de banana, depois das ameaças do governo brasileiro de ir a um tribunal internacional, Evo Morales aceitou pagar por elas, menos do que de fato valiam, do seu jeito e do seu modo.

Quem perde sem dúvida é o povo brasileiro, que vê o governo do PT dar de mão beijada o patrimônio público, a exemplo do que fez no passado o governo do PSDB.

O presidente Lula perdeu a chance de não repetir a história entreguista do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ao invés preferiu dar quase de graça as refinarias ao seu amigo Morales, pervertendo a moralidade – sem trocadilho – dos negócios e da ética, que parece estar cada dia mais distante do Palácio do Planalto.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

Estatísticas do blog

  • 173,386 hits

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Join 846 other followers

Twitter Updates

%d bloggers like this: