Jehozadak Pereira.com

As agruras do casal Hernandes

Posted on: August 31, 2007


Na sexta-feira da semana passada saiu a sentença que condenou Estevam e Sonia Hernandes, fundadores da Igreja Renascer em Cristo, que os obriga a cumprir cada um 140 dias de prisão mais 14 meses de liberdade condicional em que não poderão deixar os Estados Unidos, e a pagar multa de US$ 30 mil cada um.

O casal foi preso no dia 9 de janeiro quando não declararam à alfândega americana US$ 56,5 mil, que estavam escondidos na sua bagagem, inclusive dentro de uma Bíblia. Com a condenação da justiça americana, Estevam e Sonia vão ter que trocar os ternos e os taileurs bem cortados e de grifes exclusivas, os relógios e as jóias caras e também exclusivas, os cortes de cabelos feitos em salões da moda, além dos sapatos e escarpins importados pelas roupas laranjas e numeradas de presidiários. Sem contar que estarão privados de comer nos melhores e mais finos restaurantes e enfrentar o bandejão, as filas e a mesma comida dos outros presos, tudo isto sem poder reclamar.

Muitos brasileiros que não gostam dos Hernandes estão de alma lavada, porque ao contrário do que acontece no Brasil, na América os ricos também vão para a cadeia independente do dinheiro ou da posição que ocupam na sociedade, ou seja, a justiça é para todos indistintamente.

No Brasil, os Hernandes estão as voltas com a justiça do homens há anos, e conseguem através de artifícios jurídicos atravancar e postergar os processos que correm contra eles, apesar dos esforços do Ministério Público e dos promotores, que são confrontados pelo batalhão de advogados a disposição do casal e da igreja.

As acusações são inúmeras e vão desde formação de quadrilha, falsidade ideológica, estelionato, lavagem de dinheiro, além de o Ministério Público investigar uma suposta sonegação fiscal, além de ações de despejo por falta de pagamento, calotes em série e centenas de protestos por falta de pagamento em cartórios de diversas cidades brasileiras.

A Igreja Apostólica Renascer em Cristo foi fundada em 1986 em São Paulo, e o seu crescimento foi vertiginoso, chegando a ser a segunda maior denominação neo-pentecostal brasileira, com mais de dois milhões de fiéis, que frequentaram os 1.2 mil templos da igreja.

Milhares de prostitutas, drogados e bêbados foram recuperados graças ao trabalho social desenvolvido pela igreja. Ao mesmo tempo que a igreja era frequentada por milionários, socialites, jogadores de futebol – Kaká casou-se lá numa cerimônia celebrada pelo casal Hernandes, esportistas – Ayrton Senna era frequentador assíduo, artistas, emergentes sociais e candidatos ao sucesso eram figurinhas fáceis de ser encontrados nas confortáveis cadeiras do cinema transformado em templo no Cambuci em São Paulo.

Os Hernandes montaram um império que controla uma rede de televisão, uma rede de estações de rádio, editora, uma confecção, uma fazenda, um haras entre outros negócios que muitas vezes eram registrados em nomes de terceiros, e também uma fundação com fins filantrópicos para trabalhos sociais. Os programas e os cultos da igreja são transmitidos em canais de televisão e rádio em todo o Brasil, o que dá projeção para Estevam e Sonia, que foram os pioneiros na Marcha para Jesus em território brasileiro.

No entanto, a ênfase da igreja e dos Hernandes sempre foi a prosperidade financeira, o que chamou a atenção das autoridades especialmente no tocando a fortuna pessoal dos fundadores da Renascer em Cristo, que para os seus desafetos foi a derrocada de estevam e Sonia.

Com o surgimento dos escândalos muitos fiéis debandaram desiludidos, e os problemas do casal só aumentaram nos últimos tempos, até culminar com a prisão por tráfico de divisas em Miami. Diante disto é fácil constatar que o pior ainda está por vir, pois terão que voltar e enfrentar a justiça brasileira que não parece disposta a deixar as coisas baratas para os Hernandes.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

Estatísticas do blog

  • 172,815 hits

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Join 846 other followers

Twitter Updates

%d bloggers like this: