Jehozadak Pereira.com

Ministros invejosos – parte dois

Posted on: November 8, 2007


Jehozadak Pereira

Absalão X Davi – 2 Samuel 15.1-37
Este tipo de invejoso pensa literalmente que é você. Absalão não era um invejoso qualquer. Ele era o filho do rei Davi. Quer o teu lugar, que foi dado por Deus, e no final vai se dar mal. Como não têm coragem de te encarar, vai tentar minar você de algum modo. Irá aos crentes da tua congregação e falará de você. Dirá que você é frio, distante, que não liga para eles, que é egoísta, inventará uma série de coisas contra você. Pode ser que alguém dê ouvido a ele, mas invariavelmente termina os seus dias expostos, pendurado em alguma árvore pelo caminho, resultado do juízo de Deus – confirmando o dito popular: “o peixe morre pela boca” – no caso de Absalão, pendurado pelo cabelo.

Filhos de Ceva X Paulo – Atos 19.13-14
Estes querem fazer as coisas que você faz. Se você ora, e os enfermos são curados, eles também querem fazer igual. Se você pede e Deus atende, eles também vão querer, se você no nome de Jesus expulsa demônios, eles certamente irão tentar te imitar. Cantar, escrever, pregar, ganhar almas: não importa, eles desejam ser igual você. Só que eles não sabem da tua vida de oração, de consagração, de jejum; desconhecem o quanto você é próximo de Deus. Das coisas que você deixa de lado para ser fiel ao Senhor. Mas eles são teimosos, e às vezes tomam um carreirão do inimigo…

Filisteus X Isaque – Gênesis 26.14
Este tipo de invejoso é dos mais perniciosos. O olho dele vai estar sempre nas tuas coisas. Ele vai vigiar desde a sua despensa, o que você come, vai contar os seus carros, vai notar as suas roupas, estará de olho na sua prosperidade. Ele faz de conta que serve a Deus, mas de fato, não quer saber nada de Deus. Não entende o porquê do seu progresso. Como não têm coragem de te encarar, vai te boicotar pelas costas. Naquela circunstância de fome e miséria, Isaque progredia. Se isto acontece com você, que cercado de pobreza e miséria por todos os lados, progride, certamente vai atrair sobre si gente do tipo dos filisteus. Como consolo para você, eles não terão êxito, e perderão o tempo em tentar te atingir. Você continuará a ser próspero e abençoado, mesmo que te tapem os poços. O que Deus tem destinado para você é prosperidade e progresso. Apesar dos filisteus.

Jacó X Esaú – Gênesis 25
A tua bênção é minha. Envolve mentira, engano, esperteza, ilusão, disputa e preferência. Esaú era o predileto do pai e Jacó o preferido da mãe. O resultado disto tudo é explosivo e gera rancor e mágoa por um bom tempo – senão pela vida toda. Jacó pensava no plano espiritual, e Esaú estava voltado para si e para as suas vontades. A Bíblia nos diz que ambos brigavam no ventre de Rebeca, ao ponto dela orar ao Senhor incomodada. Duas nações estavam no seu ventre – o maior serviria o menor, dizia a profecia, mais ainda o menor teria a bênção do maior. Esaú pouco se importava com a bênção paterna, queria e precisava satisfazer as necessidades da sua carne. Não é possível mensurar em que ponto da vida, Jacó urdiu a trama para tirar do irmão a primogenitura. O certo é que em seu coração ele buscou alcançar a bênção paterna, mas para isto teria de suplantar primeiro Esaú e depois seu pai, e assim o fez com a ajuda de sua mãe. O desapego de Esaú por aquilo que era seu direito colaborou para que Jacó conquistasse o que não lhe pertencia. Fraudou e usurpou. As circunstâncias em que aconteceu o engodo em cima de Isaque, nos leva a crer que Jacó invejou sim, seu irmão. Não tivesse sentido inveja e a primogenitura de Esaú não lhe teria causado incomodo. O resto da história é conhecido. Exilado e longe de tudo e de todos, Jacó não viu a morte de seus pais, e somente muitos anos depois é que atendendo a ordem do Senhor tornou ao convívio do seu irmão.

Simão, o Mágico X Apóstolos – Atos 8.9-24
Este invejoso é terrível! E pensa que pode ser igual a você. E pior, acha que pode ser você. Se ele prega mas não canta, vai querer cantar. Se cantar e não escrever, vai querer escrever, se você ora e Deus responde, ele vai querer ser conferencista. Ele nunca se dá por satisfeito. Este invejoso não mede recursos, ou meios para ser como o outro. Ele quer e pronto. Ele pensa que isto basta. Para ser como você, ele se dispõe até a pagar, gastar dinheiro e bens. Ele é também egocêntrico e orgulhoso, costuma pegar o que não lhe pertence e dizer que é dele. quando é descoberto dissimula e se faz de desentendido. Ele quer ter o teu talento, o teu dom. Só que ele desconhece a tua comunhão, e a tua dedicação para com o Senhor. No fim, ele vai pedir para que você interceda por ele, para que Deus tenha compaixão dele.

Judas Iscariotes X Jesus – Mateus 27.18
Este é o pior tipo de invejoso que pode haver no ministério. Ele se faz de coitado, vai chegar para você queixando-se que ninguém lhe dá oportunidades, vai chorar com você, vai se alegrar com você, vai sentar-se com você, vai comer no mesmo prato e da mesma comida que você. Vai beber no seu copo, a sua confiança nele é tamanha que você vai confiar a ele os seus bens. Mas ele vai desapontar você. Vai dar vazão aos seus sentimentos obscuros, cuja motivação é a inveja. Este tipo de invejoso pode conviver com você durante anos sem nunca demonstrar as suas reais intenções, mas cedo ou tarde ele vai te trair. Este é o pior tipo, pois ele age como se fosse seu amigo, íntimo, vai fazer você se sentir confiante e confiar nele, vai te ganhar com pequenas atitudes. Você vai dar a ele o seu púlpito, vai recebê-lo na sua casa, vai partilhar com ele sonhos e vontades, vai abrir o seu coração, vai deixar que ele faça parte da sua vida. Dissimulado, ele vem te propor alianças, apresentar projetos, insinuante ele vai se dizer seu amigo íntimo. Você vai contar a ele os seus sonhos, seus desejos, até que um dia… ele vai trair você. Como consolo, invejosos deste tipo acabam pendurados numa corda!

Muitos não entendem porque fracassam nos seus ministérios. Não admitem jamais a inveja. Aliás, uma das coisas que o invejoso não admite jamais é que ele sente inveja. Se ele puder falar mal de você para outros, ele vai falar, se ele puder intrigar outros contra você ele vai fazer, se ele tiver a oportunidade de ser maledicente, ele o será.

Veja, que seu colega de ministério invejoso, se faz passar por espiritual, quando é carnal, vai chegar perto de você e te dizer que Deus fala diretamente com ele, vai contar um monte de vantagens, dizer que é abençoado, mas basta um pouco de conversa com ele para saber da sua real condição e personalidade. Se ele puder exibir diplomas que não tem, ele o fará. Ele vai elogiar a família dele, vai dizer que a esposa é isso ou aquilo. Mas uma rápida observação e você vai ver o quanto ele está distante desta realidade. Os filhos não o respeitam, a mulher é maltratada por ele diante de todos. E lembre-se que ele se disse “espiritual”. Resta saber de onde vem esta “espiritualidade”.

Se a sua igreja tem quinhentos membros, a dele tem oitocentos. Se seu carro é novo, o dele certamente será de um modelo melhor do que o seu. Ele vai querer competir com você, embora você não esteja interessado em competição. Vai ainda te contar uma série de vantagens, que ele toma por verdades.

Na realidade este tipo de gente é infeliz, mentirosa e medrosa.

Fuja do invejoso, não dê espaço. Nunca.

Advertisements

1 Response to "Ministros invejosos – parte dois"

Olá! Jeosadack as vezes me pego pensando porque este manual de sobrevivencia ministerial não esta fazendo parte da leitura diaria dos combatentes, incansáveis servos de Deus ,Pastores que fazem a obra de Deus com amor,zêlo .É duro saber que invejosos como estes circulam em meio ao povo de Deus procurando a quem possam derrotar.Parabéns pelo belo artigo,abriu meus olhos,não serei facilmente enganada.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

Estatísticas do blog

  • 173,379 hits

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Join 846 other followers

Twitter Updates

%d bloggers like this: