Jehozadak Pereira.com

Amigo!

Posted on: October 10, 2008


Jehozadak Pereira

Amigo é coisa pra se guardar

Debaixo de sete chaves

Dentro do coração

Assim falava a canção

Que na América ouvi

Mas quem cantava chorou

Ao ver seu amigo partir

E quem ficou, no pensamento voou

Com seu canto que o outro lembrou

E quem voou, no pensamento ficou

Com a lembrança que o outro cantou

Amigo é coisa pra se guardar

No lado esquerdo do peito

Mesmo que o tempo e a distância digam não

Mesmo esquecendo a canção

E o que importa é ouvir

Você já teve um amigo assim, que guardou debaixo de sete chaves, e mais ainda, trancou e jogou as chaves todas fora? Aquele amigo do peito que você nunca esquece, e que sabe mais da sua vida do que sua mulher ou seu marido?

Muitos de nós ao partirmos dos nossos cantos, deixamos para trás nossas histórias de vida e temos de refazer tudo de novo. Já passou por isto?

Ou ainda daquele seu amigo dileto ou amiga querida que ficou ou já morreu? Eu tive um amigo assim, tempos atrás e que depois de uma longa enfermidade morreu. Quando nos conhecemos, as afinidades eram poucas, mas a paixão pelo Palmeiras, a mesma visão da vida e os problemas em comum trataram de estreitar e iniciar uma amizade que durou anos.

Nossas conversas duravam horas e dias a fio. Um assunto nunca se esgotava no mesmo dia e invariavelmente continuava no dia seguinte. Partilhávamos as caronas. Ele no meu jornal e eu no seu carro ao final de cada dia.

Aprendi muito com meu amigo, e um dia ele disse o mesmo para mim, embora a nossa diferença de anos fosse considerável. Aprendi com ele a ler mais e seletivamente, a dar valor ao profissionalismo, a fazer as coisas de modo que não tivesse de refazê-las de modo algum. Uma das suas frases prediletas era a de que se algo fosse bem feito, o seria para a vida toda.

Relembrei com ele uma coisa que meu pai sempre me disse – a de que se preciso recuar e pedir desculpas, não era vergonha alguma, e sim uma virtude do caráter.

Como o passar do tempo ele deixou de ser meu superior para ser de fato meu amigo, e vi que um amigo nunca adula, e sim, fala a verdade o tempo todo, mesmo que esta verdade doa, e se doer é relevada, pois de um amigo às vezes suportamos o jugo. Outro dia ouvi, uma coisa interessante numa palestra. Amigo é aquele que come um quilo de sal junto com você e não reclama. Uma verdade que já ouvira no passado, e que a mente se encarregara de jogar e deixar escondida num canto qualquer do inconsciente. Algumas vezes este amigo comeu junto comigo uma porção de sal, e eu tive a oportunidade de fazer o mesmo com ele. E se precisasse faríamos o mesmo novamente.

Muitos são solitários por não ter de fato um amigo ou amiga com quem partilhar as coisas do espírito e da alma, às vezes tão atribuladas com as circunstâncias que nos cercam. Sem contar que cortamos deliberadamente as nossas raízes e nos esquecemos dos pequenos gestos que só uma amizade sincera pode proporcionar. Sem contar que as vezes nos surpreendemos com aqueles que achavámos que eram nossos amigos, mas que pensam que amigo verdadeiro é aquele que por mero interesse lhe dá – ou vende mais barato um mimo qualquer…

Uma pena…

A Canção da América, que magistralmente Milton Nascimento, entre outros, declama em forma de música, expressa tudo isto e mais um pouco, e nos remete aos nossos amigos. Uma pena é aqueles que já partiram, mas para os que ficaram, o bom é que pudéssemos dizer

A voz que vem do coração

Pois seja o que vier

Venha o que vier

Qualquer dia, amigo

Eu volto, prá te encontrar

Qualquer dia, amigo

A gente vai se encontrar.

Se você, leitor, lembrou do seu amigo ou da sua amiga que ficou para trás ou que partiu de volta, se puder ligue e diga da importância deles na sua vida, afinal amigo não é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito, com sete chaves?

O que você faz com as chaves? Joga fora!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

Estatísticas do blog

  • 173,385 hits

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Join 846 other followers

Twitter Updates

%d bloggers like this: