Jehozadak Pereira.com

Um evangelho barato

Posted on: February 28, 2009


Escrevi este artigo em 2004 e vejo que a coisa piorou desde então, daí, torno a republicá-lo aqui neste espaço.

Jehozadak Pereira

Madrugada de insônia e ao abrir a caixa de e-mails lá está mais um dos tantos que recebo com críticas ásperas e às vezes inconseqüentes.

O cidadão que se diz pastor escreveu o seguinte – “Caro, sou pastor evangélico e devo confessar que fiquei muito espantado com a postura de sua página, não apenas suas opiniões e a forma como foi exposta, mas também a sua reação para com pessoas que ainda não são cristãos. Mais espantado ainda fiquei ao ver que seu site é hospedado por um outro site evangélico. Me diga: Qual a sua igreja, onde costuma congregar? Gostaria mesmo de ter algum contato com sua igreja e entender o motivo de tanta fúria”.

É mais um dos tantos ofendidos pelos meus escritos. Outro dia recebi um e-mail de um outro que resolvia me desancar – “E quem é esse tal de Jehozadak que se auto-intitula a VOZ DA VERDADE. É mais um desses que se opõe a tudo e a todos com supostas pretensões, mas esconde, na verdade, um desejo insano e ardente de aparecer, ser notado, iluminado pelos holofotes da fama? Espero que não tenha um fim como o de muitos outros que seguiram nessa linha: envolvimento em escândalos morais e financeiros”.

Quem mandou o segundo e-mail colocou o artigo Crentes que xingam, numa lista de discussões e diante da minha resposta ele ficou “consternado”.

A cantilena é sempre a mesma – você nem parece cristão, quer aparecer, isto não é verdade, etc, etc.

Procuro viver o Evangelho como ele tem de ser vivido, sem falsidades ou buscando agradar este ou aquele segmento, e tenho aprendido na minha vida que, quando se fala a verdade que as pessoas não estão acostumadas a ouvir, há reações como a destes dois acima.

Se para um eu causei “espanto”, para outro um “desejo ardente e insano de aparecer”.

E os que querem explicações para as coisas que escrevo? Entulham-me com mensagens e mais mensagens, como se a minha opinião não estivesse evidente e patente. Agora deram até para implicar com o lugar onde hospedo o meu site? Onde é que devo hospedá-lo?

Fora os que se dizendo com “muita influência”, vão falar mal de mim, para os “influenciáveis” para me desprezarem.

Acho que é por isso que estou com insônia…

O que choca gente como estes aí e outros tantos? É repercutir nos meus artigos posturas dúbias de pastores e líderes que se beneficiam de dinheiro de campanhas políticas, de gente que ganha para apoiar candidatos, mas não fala isto para ninguém, e depois vem querer impor a mesma postura a toda a coletividade cristã?

Ou ainda de quem tem um pé no misticismo de O Senhor dos Anéis e em alguns dos escritos esotéricos e contaminados de C. S. Lewis e consegue ali, apesar de os textos dos próprios livros dizerem exatamente o contrário? De gente que discorda na teologia não aceitando determinadas passagens bíblicas, mas aceitando de pronto o esoterismo?

Ou ainda quem quer ver e aceitar que na vida do cristão há maldição, quando a Bíblia diz que não há? Ou o que choca e “espanta” alguns é a verdade?

Talvez estes estejam acostumados a praticar um evangelho barato e vagabundo das conveniências e das contextualizações, e quando alguém – não sou o único – fala as verdades, há o espanto como o destes ai.

É gente mofina e distante da pureza do Evangelho verdadeiro, só assim posso entender algumas mentes.

Infelizmente!

Copyright©2004 – todos os direitos reservados ao autor – março/2004.

4 Responses to "Um evangelho barato"

Acredito.. que todo aquele que nao se adapta a um sistema religioso ditado pelos “grandes”, e causador de repudios… por isso gosto dos repudiados.. eles fazem a diferenca….

Fala Haroldão, eu soube da mudança e cumprimento-o por isso.
Um abração.
J

Reparei em um pequeno erro nesse artigo. Diferentemente do que foi dito no artigo Tolkien nao enxergava Deus de forma panteista. Seu trabalho poderia até aparentemente o ser mas nao era. O mundo de suas
historias oi construido utilizando-se de fantasias pagas para passar
valores cristãos como: bem e mau,o espirito santo e a providencia divina.
Para os interessados em saber mais deixo aqui 3 fontes. Uma discute a aparente ausencia de religioes em sua obra:
http://duvendor.com.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=641&Itemid=93
O outro trata da providencia divina:
http://duvendor.com.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=651&Itemid=93
e a ultima sobre o dualismo de sua historia (mas no meio tambem demonstra que esse nao era panteista)
http://duvendor.com.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=651&Itemid=93

Olá, gostei muito de seus artigos, gostaria de te convidar para partipar de uma rede de troca de conteúdo, para mais detalhes me adiciona no msn co_herdeiro@hotmail.com ou me manda um email ok. Abraços. Samuel

Leave a Reply

Categories

Estatísticas do blog

  • 173,805 hits

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Join 846 other followers

Twitter Updates

