Jehozadak Pereira.com

Michael Jackson – A morte de um mito

Posted on: June 26, 2009


Jehozadak Pereira

Michael Jackson encantou pelo menos três gerações de enlouquecidos fãs, durante fases importantes da sua carreira. Jackson esteve na mídia pelo menos por trinta anos, desde que junto com seus irmãos compunha o Jackson’s Five, um dos mais famosos grupos da música americana. Do menino mirrado e de cabelo black power sobrou muito pouco. Ao se tornar adulto, Michael optou por seguir carreira solo e começou aí a sua metamorfose. Raul Seixas diria que é uma metamorfose ambulante, e certamente foi. A transformação de Michael, apesar das insistentes negativas se deu às vistas de todos. Perplexos, os seus fãs viram-no transmutar-se num espectro daquilo que era no passado. Junto com sua voz, a sua aparência transformou-se radicalmente. Primeiro o nariz, que achatado, virou aquilino, cada vez mais arrebitado, depois os olhos, as pálpebras, a face, e a pele cada vez mais clara; o cabelo foi substituído por perucas, e os onipresentes óculos davam-lhe uma aparência andrógina, corroborada por uma fragilidade sobretudo emocional, com manias – como a de andar de luvas, máscaras cirúrgicas, cercado de mistério e de imensos guarda-costas.

Os escândalos começaram a aparecer, como as dívidas não pagas, e as acusações de assédio sexual. O casamento com Lisa Marie Presley, as festas imensas no seu rancho – Never Land ou Terra do Nunca, onde dizem – os brinquedos funcionavam a noite, para um seleto grupo de convidados – sempre crianças. Os filhos nascidos envolto no mais profundo mistério, são um capítulo a parte na vida de Jackson, que espantou o mundo ao balançar o caçula na sacada de um hotel na Alemanha, tempos atrás.

Por ocasião da primeira acusação de assedio sexual, a Pepsi-Cola que era sua patrocinadora vitalícia cancelou o contrato, e seus discos que vendiam aos milhões, já não mais atraiam os seus admiradores. Jackson passou a freqüentar a mídia, agora como acusado e não mais como astro famoso e quase inacessível, numa queda irreversível para o ostracismo e a decadência.

Michael Jackson foi um personagem que a história e o talento guindou a categoria de super estrela na música e mostrou ao mundo com o passar dos anos, que não estava preparado para a fama e as suas conseqüências. Jackson foi a maior vítima de si mesmo, um homem que desejou ardentemente que o tempo não caminhasse implável, como é para todos. Um homem destrutivo e profundamente afetado tanto psicologica como emocionalmente.

Cercou-se de pessoas que o explorou em todos os aspectos, e o abandonou a mercê da sua própria sorte, fama e as voltas com dificuldades financeiras insolúveis. O glamour que cercava Michel se foi em busca de quem sabe, outros talentos despreparados para a fama, mas a mercê da vida. Dura vida que cobra o seu preço. Cedo ou tarde.

Pedofilia

Em 2005, o julgamento de Michael Jackson, revelou detalhes sórdidos das suas predileções sexuais por meninos. Para se ter uma idéia de como as atitudes de Jackson mexeram com a opinião pública, a lei na Califórnia foi modificada a partir de um outro caso rumoroso que o pop star esteve envolvido em 1993, onde um acordo milionário estimado em US$ 25 milhões pôs fim a acusações de Jackson havia molestado sexualmente um garoto. O acordo garantia que os detalhes do caso jamais seriam revelados. A partir dai casos semelhantes não poderiam mais ser objeto de acordos financeiros, e teriam de forçosamente ser levados as cortes.

Incansável, o promotor Thomas Sneddon, ofereceu acusação contra o cantor, que foi acatada pelo juiz Rodney Melville, da Corte de Santa Maria, na Califórnia. O pretexto para a acusação foi o polêmico documentário “Living With Michael Jackson” – Vivendo com Michael Jackson, do jornalista britânico Martin Bashir, onde o cantor admitia ter dividido a cama com crianças.

O documentário exibido em horário nobre na televisão americana mostrava Jackson ao lado do menino, cuja mãe acusava-o de abuso sexual. A repercussão mundial do julgamento de Michael Jackson, trouxe a tona os esforços das autoridades do mundo todo contra a pedofilia. Por mais que se caçe, prenda, reprima a pedofilia, sempre haverá pedófilos a solta para abusar sexualmente de crianças. Apesar de todos os esforços da promotoria Michael Jackson, foi inocentado de todas as acusações – conspiração, extorsão, seqüestro e abuso, foram as principais – pelo juri composto por oito mulheres e quatro homens – todos brancos. As decisões de inocentar Jackson das dez acusações foram unânimes.

Os rumores de que Jackson era pedófilo circularam durante anos, e os advogados de acusação classificaram o cantor de predador e pervertido sexual. A mãe do acusador de Jackson foi mostrada como uma oportunista que se aproveitou da ingenuidade do cantor para tirar proveito de uma situação – a de que seu filho que sofria de câncer na ocasião dos supostos abusos – e pedir uma indenização milionária, caso houvesse a condenação.

Foi o ápice de uma carreira que daí por diante foi sepultada e Jackson tornou-se ainda mais uma vaga lembrança daquilo que havia sido no auge da sua carreira.

Sua morte aos 50 anos sepulta um artista que esteve anos a frente do seu tempo, mas que foi engolido por um turbilhão de emoções e sentimentos das quais Jackson não conseguiu sair incólume. Provavelmente depois do enterro vai vender mais discos na morte do que vendeu em vida a exemplo de outros tantos mitos que se tornaram ainda mais lembrados pela mistura do seu talento e excentricidade e neste quesito, certamente Michael Jackson foi o maior de todos eles.

Advertisements

1 Response to "Michael Jackson – A morte de um mito"

Ola Jehosadak!

Este episodio mostrou a volatividade das mentes humanas e a propensão para a comoção global – media force – que vivemos hoje.

Felizmente, nosso criador é Imutável e também Seu Juizo…

Adoreu seu blog e aproveito para convidar você para conhecer o Genizah que horas é pirado e engraçado, horas é exaltado e sério, mas é super do bem e tem como regra levar o Evangelho da Liberdade Verdadeira e a Santa Subversão de Jesus ao mundo egocêntrico e perdido nos seus valores!

Abraços em Cristo e Paz!

Danilo

http://genizah-virtual.blogspot.com/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

Estatísticas do blog

  • 173,640 hits

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Join 846 other followers

Twitter Updates

%d bloggers like this: