Jehozadak Pereira.com

O fiasco de Lula e da diplomacia brasileira

Posted on: May 21, 2010


Jehozadak Pereira

Não se tem notícia na diplomacia brasileira de um fiasco e um vexame tão grande como o protagonizado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos seus escudeiros Celso Amorim e do desagradável Marco Aurélio Garcia, nomeado assessor especial da presidência da República para assuntos internacionais.

Diante do vexame histórico de Lula e sua troupe, na quarta-feira, o pernóstico Garcia arrostava ameaças aos Estados Unidos e não se sabe se será levado a sério pelos americanos, mas tal como o rato da fábula que ruge como se fosse um leão, o assessor especial tentava a todo custo salvar o propalado acordo nuclear que teria sido assinado em Teerã e foi como diz a imprensa mundial, atropelado pelas grandes potências mundiais que não se deixaram levar pelo funesto canto das sereias iranianas. Enquanto Garcia falava bobagens não se dava conta de que a ONU já havia desautorizado o tal acordo de Lula. Garcia ainda por cima passou o recibo de ser mal informado, já que ninguém tinha lhe dito, ou ele ignorou o fato histórico.

No afã de habilitar para ganhar um Prêmio Nobel da Paz – e talvez até ganhe mesmo, Lula se deixou ingenuamente ser usado por Mahmoud Ahmadinejad e sua turma que ameaçam, perseguem, prendem e matam opositores, o estadista brasileiro que realmente acreditou que é o “Cara” como disse tempos atrás Barack Obama, resolveu que ia meter o nariz onde não é chamado e se juntou ao primeiro ministro turco para tentar arrancar do Irã o compromisso de se submeter ao tratado internacional de não-proliferação nuclear. Obama fez uma graça e Lula de fato acreditou que é mesmo o “Cara”.

Só que além de não observar nenhuma ação de direitos humanos, o Irã resolveu que quer produzir urânio com potencial para fabricar armas atômicas e para isso quer ignorar a comunidade internacional e Ahmadinejad aproveitou que Lula se apresentou como um crédulo inocente útil e tentou engabelar a opinião pública com um acordo de meia tigela que não leva a lugar algum.

Aliás, ninguém em sã consciência entende a predileção de Lula e sua turma pelo sinistro Mahmoud Ahmadinejad que entre outras coisas nega o Holocausto e prega o extermínio de Israel entre outras aberrações. Lula que tem apreço especial por gente do quilate de Fidel Castro e de Hugo Chávez se une a Mahmoud Ahmadinejad sabe-se-lá a que pretexto já que o Irã não tem nada para oferecer ao Brasil.

A diplomacia brasileira que já teve Osvaldo Aranha que um dia propôs a criação do Estado de Israel hoje é levada a níveis medíocres com o chanceler Celso Amorim que talvez na ansia de aparecer não adverte Lula dos possíveis estragos na imagem do Brasil no exterior.

A trinca Lula, Amorim e Garcia não se dão conta de que a intransigência de Ahmadinejad, dos aiatolás e do Irã em bater o pé e não se submeter ao que quer as grandes potências na questão nuclear pode jogar o mundo civilizado num buraco sem saída e sem volta. Os brasileiros fingem não saber da gravidade sem precedentes da situação, visto que o cinismo parece ser a regra das autoridades iranianas que querem emparedar e colocar de joelhos o mundo.

Lula, não contava com a pronta reação dos Estados Unidos, Rússia e China que propuseram ao Conselho de Segurança o uso de sanções contra o Irã e com isto atropelaram os brasileiros que festejavam o “sucesso” da diplomacia tupiniquim.

As bravatas de Marco Aurélio Garcia diante da imprensa internacional soaram como uma saída para um fiasco histórico e inédito na diplomacia. Se no domingo e na segunda-feira o Brasil de Lula era tido como um fator de agregação, na quarta-feira quando caiu a ficha ficou evidente o tamanho do fiasco, já que a comunidade internacional jogou pesado e desmascarou Mahmoud Ahmadinejad e expôs de modo cruel a tentativa de Lula de se impor como um diferencial importante. Lula foi ignorado, Amorim, foi ignorado e Garcia foi ignorado, aliás, o Brasil foi ignorado. Resta saber agora onde o “Cara” vai enfiar a cara…

Advertisements

3 Responses to "O fiasco de Lula e da diplomacia brasileira"

Será que tentar a paz é tão vergonhoso assim?

tabilidade e ampliar os programas sociais do governo anterior. De resto, só vergonhas ao povo brasileiro.
Gente…até quando?

Esse Sr(lula) , única coisa que fez foi manter a estabilidade da moeda e ampliar os programas sociais, tudo do governo anterior. De resto, só vergonhas ao povo brasileiro. Gente. Viseiras …até quando?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

Estatísticas do blog

  • 173,385 hits

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Join 846 other followers

Twitter Updates

%d bloggers like this: