Jehozadak Pereira.com

Programação Neurolingüística – PNL

Posted on: July 14, 2011


Jehozadak Pereira

Outro dia recebi um e-mail de um pastor na Florida que está ministrando um curso de inteligência emocional para outros pastores e líderes e o e-mail dizia no subject “Agende para abençoar seu povo”. Antigamente – em tempos não tão idos assim, para abençoar o povo se pregava o Evangelho…

Em 1998 escrevi este artigo abaixo a pedido do Paulo Romeiro a uma dúvida que surgiu na época. Creio que ainda é pertinente para a questão do curso acima.

“Assuma o comando e o controle da sua vida alterando sua programação interior”; “Desperte o gigante interior que existe dentro de você”; “Por que alguns que pensam positivamente conseguem sucesso?”; “Querer é poder”; “Converse consigo mesmo”; “Valorize estupendamente seu ego”.  

As frases acima fazem parte do ideário do que é chamado de Programação Neurolingüística – PNL – que busca dar ao homem confiança em si mesmo. Dentro desse conceito misturam-se os positivismos, a psicologia, a psicanálise, o esoterismo, o humanismo entre outros embora seus defensores neguem tais influências.

A PNL nada mais é do que um amontoado de palavras e conceitos, cujo objetivo é desprezar o senhorio absoluto de Deus na vida do ser humano. Eis algumas de suas promessas: Melhora nos relacionamentos pessoais; equilíbrio mental, físico e emocional; harmonia no casamento; sucesso profissional e financeiro; aumento da criatividade e da memória; capacidade para enfrentar e solucionar problemas, etc.  A PNL ensina e incentiva o homem a lançar um novo olhar em busca do seu ego, a ir ao passado em busca de respostas para os problemas e conflitos do presente, a “conversar consigo mesmo do passado”, a inventariar e amar o seu ego, a viver uma vida plena e de satisfação pessoal.

O que temos visto hoje é a invasão da PNL nas escolas, universidades, fábricas e em outros segmentos da sociedade. Nas prateleiras das livrarias seculares é possível encontrar vasto material de auto-ajuda, que busca corromper a mente humana. Infelizmente, esse material pode ser encontrado também em livrarias evangélicas. Nem as igrejas escapam. Há crentes que admiram gente como Lair Ribeiro, um dos experts no Brasil sobre PNL. Pior ainda, há líderes dito cristãos que usam este tipo de literatura e também auto-ajuda para preparar os seus sermões.

Um dos princípios da PNL é “educar” a mente via lingüística, para “conquistar” o coração do homem. É tentar libertar o homem da sua real condição: a de pecador.  A PNL engana o homem, pois tenta fazê-lo acreditar na auto-suficiência.

É certo que muitos dos conflitos ditos interiores são na realidade problemas advindos de pecados não confessados, da falta de salvação, da opressão, e de tantas outras mazelas e dificuldades próprias do ser humano. Lembremo-nos do rei Davi. Nos Salmos ele expressa seus sofrimentos, falando de aflição, pavor, angústia, dor, dias intranqüilos etc. Passamos por tudo isso hoje. E o que fez Davi com toda a sua majestade? Clamou a Deus, reconhecendo sua dependência dele. Leia os Salmos 4, 6, 23 e 25.

Este pequeno artigo jamais vai conseguir esmiuçar todos os perigos e supostos encantamentos da PNL. Muita coisa ainda vai ser escrita para mostrar as mazelas de tal prática perniciosa.

A Bíblia nos dá parâmetros legítimos e consistentes para cada atitude nossa, para cada passo que teremos de dar.  Ensina-nos que quando pecamos, não temos de ir ao passado, ou declararmo-nos “fortes, ambiciosos e invencíveis”. Temos de praticar o que está contido em I João 1:9: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça”. Ela diz que somos pecadores alcançados pela redentora graça de Deus, que somos mais que vencedores por Aquele que nos amou primeiro.

Assim, não precisamos ser programados ou reprogramados, pois somos filhos de um Deus vivo e eficaz! – Efésios 2:1-10; 4:14-24.

Advertisements

4 Responses to "Programação Neurolingüística – PNL"

Olá! Interessante de verdade sua visão sobre a PNL. Gostaria de saber sobre qual das ordens evangélicas você faz parte, por curiosidade. Acho que a sua é uma das únicas que não se utilizam ou se formam pastores em PNL e hipnose.
Um grande abraço e farei uma citação positiva do seu artigo no meu twitter.

Amado Jehozadak, paz.
Visitando seu blog encontrei este artigo sobre PNL. Infelizmente a verdade é que muitas igrejas recebem esta proposta e aceitam sem saber exatamente o que seja o PNL. Entram numa fria e como consequência o estrago é grande. Texto como o seu deveria ser ampliado e repassado às igrejas como forma de advertir pastores que desconhecem e ignoram o que é esta fraude.
Teu Blog é muito bom. Que continue assim. Sucesso!

Pastor Ramos, Flórida.

O fato é que a PNL é uma descoberta de funcionamento da mente. Talvez os problemas esteja em como utilizar e propagar essa ferramenta. Mas uma coisa é certa, Deus nos fêz desse jeito.
O que dizer dos salmos (42 e 43) dos filhos de Corá, os quais descrevem um diálogo com a própria alma?
Paulo disse em Rm 12.1-2 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericordias de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Aqui Paulo fala de um culto racional e nos orienta a nos transformar-mos pela renovação da nossa mente, ou seja, fazer algumas coisas.
Em 1Pe 1.13 Pedro orienta o cristão a cingir o entendimento.
Acredito que seja uma questão delicada e que merece mais profundidade, para separamos o joio do trigo.

Caro escritor Jehozadak;
Indicado por uma amiga e parceira na luta por justica social, vim ate’ aqui procurar um pouco de informacao e encontrei um mundo vasto de artigos e noticias escrito com sabedoria.
Passei o dia lendo seus artigos e fico feliz em reportar que ja faz um bom tempo que procuro artigos inteligentes pra ler. Obrigada pelo numero incomensuravel de bons artigos de sua autoria. Obrigada pela quantidade de mana’ encontrado nos artigos do seu blog. Continue fazendo este trabalho respeitoso e civico de nos informar com as noticias e assuntos pertinentes a nossa comunidade e ao mundo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

Estatísticas do blog

  • 172,849 hits

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Join 846 other followers

Twitter Updates

%d bloggers like this: