Jehozadak Pereira.com

Quem se importa com o BBB?

Posted on: January 19, 2012


Jehozadak Pereira

Escrevi este texto em 2008 e tal como agora, o BBB é uma porcaria sem tamanho que ocupa espaço e tempo na TV brasileira. Na edição atual aconteceu um escândalo sem tamanho com o abuso sexual de uma das participantes. A Globo que nos empurra porcaria e lixo, nos deve uma explicação consistente do que realmente aconteceu. Para se situar apenas troque os nomes dos participantes pelos atuais. A porcaria é a mesma de sempre…

 

Num começo de ano onde quase nada de interessante acontece a Rede Globo brasileira coloca no ar a oitava versão do Big Brother Brasil, e a imprensa e a mídia vai repercutir tudo o que acontece na tal da casa onde estão confinados as 14 pessoas – sete homens e sete mulheres.

Desta vez o número de inscrições superou os 150 mil, e os vídeos enviados ressaltam as mais bizarras e estranhas figuras que se possa imaginar. Tem gente de todos os tipos e gêneros e a maioria, senão a totalidade busca a fama efêmera da qual um dia falou Andy Warhol – os tais 15 minutos de fama a que todos teoricamente tem direito, segundo o conceito do artista. As pessoas acreditam piamente que se participarem do BBB as suas vidas jamais serão as mesmas, e que com isto darão um salto qualitativo de vida e de status social, valendo-se do atalho que a televisão lhes oferece.

No Brasil ser um ex-BBB virou profissão lucrativa – pelo menos enquanto dura a tal da fama, que o diga Diego Gasques, o Alemão, vencedor do BBB7, que virou uma celebridade instântanea ao ganhar o prêmio de R$ 1 milhão e de não poder andar pelas ruas tamanho o assédio que sofreu.

Alemão se transformou um caso de exposição e exibicionismo que vira notícia, e mesmo com o carisma de um xuxu, Alemão cumpriu o que foi combinado e se tornou onipresente na mídia. Era um tal Alemão para cá, de Alemão para lá, e numa participação recente no Fantástico num quadro fixo mostrou toda a sua limitação. Em determinada altura ele soltou um “dispois”, quando deveria ter dito depois e foi devidamente despachado para a geladeira global, onde deve ficar até o final do seu contrato com a emissora.

Ao passo que ninguém aguenta mais ouvir falar nele, que cumpre os seus derradeiros dias de fama a exemplo de outros ex-BBBs, como Jean Willys, o falecido Buba – que chegou a ser preso posteriormente por traficar ecstasy entre outros. Fora as participantes femininas que posaram nuas e ganharam algum dinheiro, além do sucesso de Grazi Massafera, que continua em alta, pois mostra um razoável talento de atriz de novelas na própria Rede Globo.

O enredo não é novo e nem original. Mostra os conflitos entre o bom – sempre há um bonzinho e o vilão – o que seria das tramas se não houvesse um vilão? Há o prestativo, a carismática, o resmungão, a falsa, o traidor e a que é fiel e ingênua. Com tantas personalidades diferentes juntas, resta instigá-las para que os conflitos apareçam, e de quebra as preferências do público que vai aguardar ansioso pelo final e que transformara em celebridade o seu ganhador.

Logo, surgirão as tramas e curiosidade popular de quem dormiu com quem, de quem beijou quem, de quem ficou com quem, além da curiosidade popular em espiar a intimidade alheia e ver como se comportam cada qual.

Especialistas em comportamento humano dirão que é o ápice da curiosidade mórbida em não poder observar por exemplo, o que faz os nossos vizinhos, parentes, amigos e inimigos é que levam a querer saber tudo sobre o comportamento dos outros, e por também querer fofocar impunemente, o que projeta o inconsciente coletivo de talvez desejar estar ali ocupando o lugar do outro, pouco importando o prêmio em dinheiro e sim, a projeção e a possiblidade de ter o passaporte para a fama.

Claro, que há os que abominam tal tipo de diversão que não acrescenta absolutamente nada de novo ou de original, além de ser uma perda de tempo sem retorno. No entanto, o que importa é a notícia e o fato, e isto o tal do BBB tem de sobra, ainda que seja proporcionado por gente exibicionista e vazia de conteúdo. Mas quem se importa com isto?

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

Estatísticas do blog

  • 172,815 hits

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Join 846 other followers

Twitter Updates

%d bloggers like this: