Jehozadak Pereira.com

Detectando o câncer de cólon

Posted on: August 29, 2012


Jehozadak Pereira

Milton veio do Paraná há 15 anos e depois de trabalhar pesado durante algum tempo se deu conta de que não ia no médico já a algum tempo e nem fazia os exames preventivos recomendados para um homem da sua idade. Um desconforto abdominal o incomodava durante vários meses e tomou um susto quando o médico disse que ele tinha um câncer de colo retal – que são tumores que atingem o intestino grosso e o reto. Para sua sorte, e considerando o tempo em que ficou sem ir ao médico, a doença estava no início e a parte afetada do seu intestino foi retirado e um tratamento seguido a risca foi o suficiente para debelar o mal. Milton aprendeu a lição de que ir ao médico uma vez por ano é obrigação da qual ele não se esquece jamais desde o seu drama há cinco anos.

Em Massachusetts há a Rede de Saúde da Mulher que orienta, ajuda e instrui as mulheres e os homens da comunidade brasileira a se prevenir adequadamente.

Qual é a melhor forma de prevenir o câncer de colo retal, câncer de mama, câncer do colo do útero e o câncer da prostáta? Fazer pelo uma vez por ano um exame preventivo é a recomendação dos médicos e especialistas.

O câncer de colo retal é a causa mais comum de morte por câncer entre os não-fumantes. Qualquer pessoa pode vir a tê-lo, mas geralmente atinge mulheres e homens com mais de 50 anos de idade.

Você pode prevenir a maioria dos tipos de câncer de colo retal ao fazer um exame preventivo. Exames preventivos de câncer do colo retal podem evitar a doença ao encontrar e remover pólipos – pequenos tumores não cancerígenos, que por vezes se transformam em cânceres. Se o câncer já se desenvolveu, um exame preventivo pode fazer com que seja encontrado em seus estágios iniciais, quando este é mais tratável.

Ao fazer 50 anos faça exames preventivos de câncer do colo retal regularmente. Pessoas que fazem parte dos grupos de alto risco – incluindo aqueles com familiares com câncer do colo retal e pólipos – podem precisar iniciar os exames preventivos quando mais jovens.

Ainda que você sinta desconforto ou medo de fazer o exame, saiba que esta é a melhor maneira de prevenir o câncer do colo retal. As recomendações da entidade é a de que se converse com a instituição que lhe presta serviços de saúde sobre qual seria o exame preventivo mais apropriado para seu caso específico. Faça todos os anos um exame de pesquisa de sangue oculto nas fezes. A cada cinco anos faça uma sigmoidoscopia flexível.

Alguns pólipos e cânceres sangram em quantidades tão mínimas que não é possível ver. Este teste verifica a presença de sangue em amostras de suas fezes. Você pode fazer este teste em casa utilizando um kit fornecido pela instituição prestadora de serviços de saúde. Com o “kit,” você recolherá amostras de suas fezes e as mandará pelo correio para a instituição prestadora de serviços de saúde.

As instruções que acompanham o kit explicarão que você precisa evitar comer certos alimentos dois dias antes de recolher as amostras. A maioria dos pacientes com sangue nas fezes não estão com câncer do colo retal. O teste é bom para encontrar sangue, mas não

pode determinar de onde este veio.

Faça exames preventivos com regularidade

O que é?

– São tumores malignos, cânceres freqüentes do aparelho digestivo (intestino grosso).

– Muitas vezes se desenvolvem sem sintomas que possam alertar os pacientes para um tratamento precoce; mas, assim mesmo, são cânceres que uma vez detectados podem apresentar um bom índice de cura.

Como se faz o diagnóstico?

– A colonoscopia é um exame que localiza os tumores de cólon e reto, ao mesmo tempo em que possibilita, através da Biopsia (retirada de parte ou todo o tumor) durante a colonoscopia, a identificação do tipo de tecido do tumor, orientando o médico para o tipo de tratamento e evolução da doença.

Para tumores localizados no reto (porção do intestino grosso que se situa antes do canal anal) o diagnóstico pode ser realizado pelo médico em seu consultório através de toque retal.

O que se sente?

– Alguns sintomas ou sinais podem denunciar a presença de tumores de cólon e reto: sangramento anal, eliminação de muco junto com as fezes, modificação do ritmo de evacuações, dores localizadas nos trajetos do intestino grosso, aumentos localizados no abdome.

– Todos ou alguns desses sinais ou sintomas podem estar presentes assim como o paciente pode ser portador de um tumor sem que algum sinal ou sintoma seja constatado.

Perguntas que você pode fazer ao seu médico

– Este câncer é hereditário?

– Qual o prognóstico?

– Como fazer prevenção deste tipo de câncer?

– Como devo iniciar e quando examinar?

– Quem faz parte do grupo de risco?

– Como deve ser o seguimento?

– Como este câncer se espalha?

– Quando se realiza uma derivação (colostomia)?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

Estatísticas do blog

  • 172,815 hits

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Join 846 other followers

Twitter Updates

%d bloggers like this: