Jehozadak Pereira.com

Uma guerra sem sentido

Posted on: November 19, 2012


Jehozadak Pereira

Escrevi este texto em 2006 e a situação continua a mesma agora. Quem há de parar com esta guerra sem sentido? Devo ressaltar que a minha posição é pró-Israel. Sempre… 

Imagine morar ao lado de um vizinho baixinho, invocado, irascível, iracundo, impaciente, intolerante, bravo, que reage a menor provocação e não deixa nada passar batido. Isto, e tudo mais é o retrato do que é Israel. A parte que mais se conta na imprensa mundial é que o estado judeu age impiedosamente na defesa dos seus direitos inquestionáveis – inclui-se ai os seus cidadãos, sejam de que parte do mundo forem.

A relação de Israel com seus vizinhos – que querem o seu extermínio total – é de tensão permanente o tempo todo há séculos. O Oriente Médio é uma zona permanentemente conflagrada e com os nervos – sempre – a flor da pele. Se a vida de Israel não é fácil, a dos seus inimigos é pior ainda, e a disputa passa pelo direito de ter Jerusalém como a sua capital. Aliás, Jerusalém é o desejo de cristãos, muçulmanos e judeus que querem se estabelecer lá definitivamente.

O pretexto é usado como motivo para hostilizar Israel, e os meios usados são muitos. Vão desde os homens-bomba que se explodem matando o maior número de pessoas que possam matar, e invariavelmente os alvos sempre são civis, como forma de pressionar o governo israelense e a medida que há a reação, apela-se para a opinião pública mundial.

Sem dúvida alguma a pior relação de Israel é com os palestinos. Nos territórios ocupados da Faixa de Gaza vivem cerca de 3,5 milhões de pessoas – dados de 2005, em condições de miséria e de extrema necessidade, e é de onde parte a maioria dos homens-bomba suicidas que constantemente atormentam os judeus.

Há outros inimigos poderosos, entre eles o Hezbollah e o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, que não se cansa de pregar a extinção e o aniquilamento total de Israel. Os discursos de Ahmadinejad são feitos para multidões ensandecidas que queimam as bandeiras de Israel e dos Estados Unidos – freqüentemente acusado de proteger Israel. A crise atual que provocou novamente Israel, foi por causa do seqüestro de dois soldados que seriam usados como moeda de troca com prisioneiros, feita por militantes do Hezbollah.

Mantido pela Síria que fornece armas e fartos recursos financeiros, e protegido pelo Líbano que o acolhe e dá proteção, o Hezbollah não esperava a reação israelense, que avançou em cima exigindo a libertação dos seus soldados. Vencido o ultimato, e a despeito de negociações Israel bombardeou o sul e isolou o Líbano. Em resposta o Hezbollah lançou mísseis sobre as cidades fronteiriças

O mundo que não acreditava no uso da força assistiu estarrecido a invasão israelense jogando bombas sobre o Líbano sem o menor pudor. A grande preocupação foi com os milhares de civis, especialmente estrangeiros que todos os anos vão ao Líbano. Cada nação tratou de tirar da zona de guerra os seus cidadãos e para variar o governo do Brasil foi criticado pela demora em evacuar os brasileiros, e diversas pessoas fugiram pela Síria e Turquia. Mesmo com todo o esforço do governo e da diplomacia do Brasil ainda há brasileiros na região e nem mesmo a morte de pelo menos duas famílias fez com que o processo de retirada de brasileiros fosse acelerada.

O que se vê é um esforço descomunal da ONU e dos governos de diversos países – entre eles os Estados Unidos, no sentido de definitivamente colocar um ponto final no conflito. No entanto, as exigências de ambos os lados parece emperrar definitivamente um cessar-fogo, que pararia uma guerra estúpida e sem sentido nenhum de ser, e que serve absolutamente para mostrar ao mundo civilizado a quantas andam a arrogância e o fanatismo – principalmente do Hezbollah que faz da sua batalha uma guerra santa sem sentido nenhum de ser.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

Estatísticas do blog

  • 173,660 hits

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Join 846 other followers

Twitter Updates

Error: Twitter did not respond. Please wait a few minutes and refresh this page.

%d bloggers like this: