Jehozadak Pereira.com

Acerca da copa do mundo 2014 – texto de 2007

Posted on: June 18, 2013


Jehozadak Pereira

Nota: Em 2007 escrevi este texto que mais do nunca é atual e pertinente. O Brasil não munda nunca. Quem pensa o contrário vai se cansar…

O leite ordinário e a copa da sem-vergonhice

Acostumado a todo o tipo de escândalo, o Brasil pouco ou nada se surpreendeu com mais um. Desta vez com a adulteração do leite por empresas e cooperativas, que adicionaram soda cáustica e água oxigenada para ter um ganho de cerca de 10% no volume total do produto.

Tal manipulação mostra a quantas andam a moralidade do empresariado brasileiro, que até há algum tempo atrás quando queria lesar alguém, normalmente era com o governo em todos os níveis, e o fazia sonegando impostos e corrompendo autoridades. Adulterar produtos, principalmente alimentos era uma espécie de tabu, que parece que foi quebrado agora. Volta e meia tem-se notícia de que combustíveis, especialmente a gasolina é adulterada com tantos produtos, que a fiscalização pouco ou nada se preocupa em autuar os transgressores, e com isto as oficinas vivem entulhadas de carros com problemas por causa da gasolina vagabunda.
E assim de vigarice em vigarice o Brasil vai se deteriorando a ponto de nem se chocar mais com nada, especialmente a questão do leite adulterado. É sórdido e de extrema canalhice, e os responsáveis por mais este crime contra a população brasileira deviam ser condenados a tomar este leite adulterado junto com suas famílias até que aprendessem que o direito do povo a alimentos saudáveis é inquestionável.

Já a copa do mundo de 2014 será no Brasil que foi escolhido pela FIFA, pois era candidato único, com muitas exigências, entre elas a de que o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo não seja submetido a nenhuma CPI por exemplo.

Será uma festa em todos os sentidos, principalmente quando se sabe que não há previsão de gastos, e é de se imaginar o quanto teremos de desvios e de falcatruas, que deixará muita gente milionária.

Costumeiramente os cofres públicos brasileiros são assaltados sem a menor cerimônia e um exemplo disto é a conclusão que a CPI do Apagão Áereo de que há um desvio de R$ 500 milhões em obras de infra-estrutura nos aeroportos brasileiros. Dinheiro que vai parar nos cofres das empreiteiras, nos caixas dos partidos políticos e nos bolsos dos políticos ladrões que roubam sem o menor constrangimento.

A isto multipliquem-se as milhares de obras públicas que estão em curso no Brasil atualmente para se ter a dimensão exata da roubalheira desmedida, e certamente teremos alguns bilhões de reais desperdiçados, ou melhor, rapinados por uns poucos. Enquanto isto a população padece de quase tudo.

O transporte público é deficiente, o sistema de saúde é um dos piores do planeta, com pessoas morrendo nas filas de hospitais equipados precariamente e desatualizados há pelo menos uma década.

Empreiteiras, políticos, empresários e autoridades certamente se estapearão para ver quem ficará com a melhor parte do butim originado pelas obras da copa do mundo. O ganho em segurança e infra-estrutura de saúde, hotelaria, transporte e tecnologia será enorme, mas as previsões de o quanto se roubará certamente extrapolará todas as previsões, inclusive as mais pessimistas.

Uma das perguntas que não foi respondida é porque Pelé não participou da comitiva brasileira e das preliminares da organização para 2014. Será que é medo de emprestar o seu nome e a sua reputação para gente de moral duvidosa, ou por saber que quando as contas se fecharem – se é que fecharão, não vai ter dinheiro de menos nos cofres públicos, e dinheiro demais nos bolsos e contas no exterior?

De qualquer modo, ao Brasil que tem se tornado o país das falcatruas, dos crimes de todos tipos, dos escândalos, da impunidade junta-se agora o leite ordinário e a copa da sem-vergonhice. E não é que faz todo sentido…

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

Estatísticas do blog

  • 173,386 hits

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Join 846 other followers

Twitter Updates

%d bloggers like this: